quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Zines! Eles existem ainda!

CHIVETA #1: Acreditem, ontem eu recebi um zine de papel! O formato dele é de uma folha A4 dobrada em 4, ou seja, é bem pequeno. Mas em uma época que poucos se animam a escrever algo neste esquema é bom sempre classificar como zine para manter a nostalgia e sempre divulgar tal trabalho.

E foi um lance bem nostálgico mesmo recebê-lo. Abri minha caixa de correspondências e havia uma carta que deve Ter sido enviada como carta simples, como quase não recebo cartas hoje em dia, me surpreendi e fiquei feliz quando vi que era do Tibiu. Abri e tirei primeiro um pedaço minúsculo de papel dizendo: "De volta aos anos 90?". Morri de rir. E estava lá dentro a CHIVETA (nome da publicação dele, com sua namorada).

No editorial ele explica o que é (ou pode ser) Chiveta. Gostei da diagramação que aproveita todos os espaços, o conteúdo engloba algumas entrevistas que ele já fez em sua carreira (de trabalho de faculdade a Rock Hard/Valhalla, passando por Folhateen, site do Hangar110 e revista Musicall), além um texto falando sobre o Woody Guthrie – O trovador antifascista. Sugestão de sites, além de 4 discos, de estilos bem diferentes, brevemente comentados. Além disso a Chiveta é impressa em gráfica, o que aumenta sua qualidade visual.

Bom, o Tibiu é um cara que está nesta há muito tempo, já editou zines, trocava cartas comigo e tem uma boa carga de conhecimentos, então vale a pena conhecer este trabalho e torcer para que ele dê continuidade e que outros mais se empolguem em fazer algo.

Se você se interessou em ler, escreva para chiveta@gmail.com e peça o seu.


DIZPUTA #1: E também foi através do Tibiu que eu recebi o primeiro número do DIZPUTA zine alguns dias atrás, que é um trabalho iniciado pelo pessoal da Ideal Shop e que conta com a ajuda de várias pessoas da cena, Farofa (Sesper / Garage Fuzz), Rodrigo Lima (Dead Fish), Donida (Matanza), Haroldo e SHN (Magüerbes / SHN), Rodrigo (Colligere / Vida Simples), Marcelo Viegas (Ästerdon / Revista 100% Skateboard), Ricardo Tibiu e Lelê (Cine Disco). Tem entrevista com Hill Billy The Kid e Seaweed. Ele é impresso em papel jornal, formato tablóide e é distribuído gratuitamente para quem compra produtos no site da Ideal Shop, mas o preço dele é uma crueldade: R$ 0,01 (UM CENTAVO, isso mesmo!).

O Dizputa eu tenho a imagem aqui para mostrar:


Veja mais em:
http://jornaldizputa.blogspot.com

Adquira o seu aqui:
http://www.idealshop.com.br/loja/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=791601

Trilha sonora: Expurgo – Grey Waste, No Violence – Invencível.

3 comentários:

  1. Ainda rolam alguns zines por aí. A vontade de se fuder é muito grande, como diz léo aranha. Recomendo o Bongolé Bongoró de Brasília. A parada é mais que um zine, tem mais de 100 páginas. Quadrinhos, desenhos e textos feito louco. Vale a pena.

    bongole.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. valeu Allan, fiquei feliz com seu comentário! em breve o chiveta deve ganhar uma versão online tb, podexá que se rolar vc será um dos primeiros a saber!
    grande abrá,
    tibix

    ResponderExcluir
  3. Po!!!!Valeu!!
    o Numero #2 esta quase ai queria te mandar =)))

    valeu mesmo a força!

    felipe

    ResponderExcluir