segunda-feira, 9 de novembro de 2009

ENTREVISTA MOZINE


Peço desculpas àqueles que entraram neste blog ontem (domingo) para ler a entrevista abaixo, conforme eu havia divulgado. Porém tive alguns contratempos que me impossibilitaram de publicá-la.

A idéia desta entrevista surgiu a partir do momento em que foi lançado o livro UNA GIRA POR SUDAMERICA. Comecei a bolar algumas perguntas para o Merda e enquanto ia pensando nelas, surgiam perguntas também para Os Pedrero, que acabara de lançar um novo cd. A empolgação foi aumentando e já imaginei alguma coisa para o Mukeka di Rato. Quando vi já não se tratava de uma entrevista com alguma banda do Mozine e sim uma entrevista com ele falando de seus projetos em geral. O resultado é esta longa entrevista com uma das pessoas mais ativas da cena hardcore brasileira, seja com suas bandas, seja com seu selo. Idéias malucas que se misturam com seu jeito de ser, de tocar, de falar...


Comentei com você outro dia que havia acabado de lançar o disco novo d’OS PEDRERO e eu o encontrei para download em um blog. Você respondeu que achou que até demorou para alguém disponibilizá-lo em mp3. Você que toca em banda e lança discos, como lida com o mp3, download livre e estas coisas?
MOZINE: Ninguém esta livre, essa porra ta um oba-oba tecnológico, nem segura esse flamengo Allan, ta foda, total out of control, ou vira Adolfo Ritler e prende garoto de 15 anos que colocou pra download ou liga o foda-se e seja o que Deus quiser.


A DECKDISC, gravadora que lança os discos do MUKEKA DI RATO, parece ser uma gravadora que lida bem com as variáveis mp3/internet/download, pois apresenta algumas alternativas rentáveis ao selo (e às bandas). Acha que uma das alternativas para contornar as dificuldades do mercado fonográfico seja a postura adotada pela gravadora? No caso da Läjä (e muitos selos independentes) percebo que existem mais lançamentos sendo feitos de maneira coletiva, esta é uma saída?
MOZINE: Eu estava pensando esses dias, acho que seria legal um site pra downloads legais a baixíssimo custo. Outro fator que eu acho interessante eh o downlaod gratuito, porém com alguém bancando, tipo uma empresa, patrocinador. Mas o que eu espero mesmo é a volta do vinil no Brasil, pra poder fazer pequenas prensagens legais de títulos legais, e vender pro publico de sempre mesmo, sem megalomanias milionárias de gravadoras.


Um de seus trabalhos (Mozine) mais recentes é o livro UNA GIRA EM SUDAMERICA. Fale um pouco deste livro e se existe planos para lançar algum outro livro.
MOZINE: Esse “livro” já esta escrito a alguns anos. Na verdade terminei em 2005 assim que cheguei da tour. Mas só agora pude lançar, pois contei com o apoio de uma lei municipal. Eu ia ficar somente nesse mas percebi que a galera gostou, principalmente muitas pessoas de fora do hardcore. Acho q vou continuar, quero escrever mais dois, que já estão na agulha, um sobre historias reais (ou não) da minha pré adolescência em Coqueiral de Itaparica, historia de mulher que se matou no segundo andar, ratazana morta embaixo de pneu de ônibus e carnaval de Guriri. O outro seriar um livro / pesquisa sobre a historia do inicio do Mukeka di Rato. Acho que lanço os dois até o final do ano que vem.


Você toca em bandas, lança discos, escreve e edita livros, começou a atuar em curta-metragens, lançou um game. Você pretende dominar o mundo? Já pensou em montar uma igreja?
MOZINE: O que eu mais penso é em montar uma igreja ou ser político. Quem sabe um vereador bem cafona e ladrão, e esse é um bom começo. E isso que estou falando é verdade. Arquive esse entrevista em algum lugar do seu micro e daqui 15 anos, quando eu estiver eleito em Vila Velha ou Vitória, roubando o seu dinheiro, você vai falar: “caralho... era verdade mesmo”. Porém. além desse fato, acho que essa mesma tecnologia acessível que faz o menino baixar meu disco novo em 1 minuto, 1 minuto depois dele ter sido lançado, é a tecnologia que estou usando para fazer minhas coisas. O que você chama de “curta metragem” eu chamo de “videozinhos podres que eu sempre fiz ou sempre prensei em fazer”. Quando eu tinha 15 anos de idade eu já fazia isso em Coqueiral de Itaparica com Eduardo, Antonio, Ratinho, Beto e outros caras. A diferença é que aqueles 5 ou 10 filmes que fizemos perdemos em fitas VHS grandes, hoje em dia eu sei colocar no youtube e mil pessoas assistem.


No começo do ano você trouxe as bandas Vivisick e Fuck on the Beach ao Brasil. Ao contrário da maioria das turnês independentes que são feitas no Brasil, você os levou para tocar também no Nordeste. Como surgiu a idéia e como foi traçar uma rota diferente das demais turnês?
MOZINE: Esse negocio do nordeste foi um bagulho pessoal meu. Os melhores shows do mukeka di rato são no nordeste, tenho grandes amigos la, pessoas que me respeitam pra cacete, chego la nego me trata bem, e todos os shows são apenas na região sul e sudeste, isso é foda. Então comprei essa briga, expliquei pros caras do vivisick e fuck on the beach a realidade da guerra e eles falaram pra mim: “vamos fazer nordeste, se der preju, foda-se.” Os caras do mukeka di rato falaram comigo a mesma coisa, pra eu fazer essa porra. Não deu preju, deu menos no que daria ficar na região sudeste viajando 3 horas de van, mas valeu a pena. Esses dias eu recebi a mensagem de um dos caras das bandas do Japão: “please, i wanna go back nordeste to dance forró music and drink pitu cola”. PORRA! Foi bom pra caralho, e eu quero levar outras bandas legais de porradeiro pro nordeste, além de fazer uma tour com o merda por la assim que possível.


Se fazer shows já é difícil, organizar turnês é mais ainda. Pretende continuar trazendo bandas?
MOZINE: Eu odeio organizar tour. Fico nervoso e doente antes das tours, é um saco. Eu gosto de ficar bêbado, isso sim. Se eu pudesse não fazer nada vezes nada, eu faria isso. Chegaria no lugar, saltava to táxi, ligava meu baixo, tocava, enchia a cara e voltava pro hotel. Mas essa é uma realidade muito distante de mim. Eu tenho que ligar pros outros, tenho que marcar os shows, etc. Se eu quero continuar tocando com mukeka di rato ou seja outra banda, e sair desse show com no mínimo uma merrequinha no meu bolso, eu tenho que ligar, eu não posso me dar o luxo de ter um produtor, dois roadies, como eu queria. Então, eu não gostaria de fazer tours, eu gostaria que as bandas fossem absolutamente auto sustentáveis ao ponto deu contratar alguém pra fazer tudo pra mim e eu só entrar pra tocar, mas como isso não é possível e como eu gosto de tocar, gosto de viajar, eu organizo, mas eu saio mentalmente desgastado dessas situações.


Depois das turnês com o ATAQUE PERIFÉRICO e com o MERDA, está pronto para entrar em uma van e rodar a Europa com alguma outra banda?
MOZINE: Acabei de voltar na Europa, você deve saber né? Fiquei 15 dias na Dinamarca e Portugal, toquei umas musicas numa feira chamada Womex na Dinamarca, mas num esquema total fora do hardcore. Mas eu acho q estou preparado sim. Foram dois acidentes muito fudidos, principalmente o segundo que quase ceifou minha vida e/ou me deixou parado numa cama, mas eu não vou ficar agarrado com essa porra não, próximo ano se der eu vou. Essa viagem agora pra Europa foi boa pra minha cabeça e tal, foi bom pisar por la de novo e vamos ver o que rola em 2010.


Você será homenageado no final do ano em um evento da cultura capixaba (Omelete Marginal). Como recebeu esta notícia e o que acha disso tudo?
MOZINE: Eu acho isso tudo muito bizarro velho, estranho pra caralho, ambíguo e estou tentando tomar muito cuidado com isso. Se eu mereço essa homenagem? Hmmm.. sim, porque não? Assim como 800 pessoas ao meu lado merecem, iguais a mim. Rodrigão, Cidinho, Marcel, Alexandre, etc. Esse lance de homeganens são estranhas, o melhor, the best, isso tudo é muito relativo. Algumas coisas nessa historia toda me incomodam um pouco, por exemplo: Nesse festival fui indicado a um premio de “melhor ator” por um filme de internet. Achei isso uma merda!!! Achei muito ruim, porque essa indicação desmoraliza a minha indicação como “melhor disco do ano” com os pedrero, que na verdade eu não devia ser indicado, devia ganhar logo, que o nosso disco é o melhor mesmo! Heheheheheh!!!! Bom.. eu acho esse festival omelete marginal muito foda, toda a idéia e estrutura e sempre apoiei os caras, agora pintou essa lance da indicação e é isso. Isso não muda nada na minha vida, na minha postura e nada no meu jeito de ser, nada em porra nenhuma que eu faço, e vou tentar usar isso num futuro próximo de forma positiva pra outros projetos que eu desenvolvo que são fora do hardcore, etc.


O que você tem escutado de novo e bom relacionado a hardcore/punk/rock nacional? E internacional?
MOZINE: Eu sou um cara que escuta sempre as mesmas bandas, isso é foda. Se você ver entrevistas minhas de anos atrás vai ver eu falando sobre fyp, dwaves, etc. Vou olhar pro meu armário e falar o que estou vendo: Raquel, uma cantora de fado, portuguesa, nova, bonitona, canta pra cacete. PARNO GRASZT, uma banda de ciganos de verdade, da hungria, muuuuuuuuuuuuuuuuito foda, mas muito foda mesmo, melhor coisa do mundo. Fe Paschoal, um menino novo aqui do ES, que faz um som que eu nem sei falar que porra é aquela, sei la, MPB + Rock + musica latina, será que é isso?? Sei la, ele faz um som, eu acho legal. Tenho escutado muita guitarrada também. Ganhei 15 cds no Pará: João Gonsalves o inventor da lambada, Aldo Sena e Curica dois mestres da guitarrada, tenho escutado umas bandas de Carimbó da ilha de Marajó, porra Allan, foi mal, acho que não tenho escutado muito hardcore. deixa eu pensar uma banda de hardcore, nova, que eu parei pra escutar.... Delinqüentes, de Belém do Pará, uma banda antiga, tocam bem, o cd é bem gravado, foi uma das ultimas bandas de hardcore que eu parei e coloquei no aparelho e escutei e olhei o encarte pra ler as letras. Velho de câncer eu gostei pra cacete, cd bom. Parei pra assistir um show do Ornitorrincos no Sul e gostei disso, e poguei num show do Replicantes com meninos de 15 anos e garrafa de conhaque na mão, isso também em Porto Alegre. O resto que eu falar aqui vai ser Black Flag, etc, e eu não vou ficar falando isso né, nessa altura do campeonato, até a menina da malhação tem camisa com 4 barrinhas.


Muitas bandas possuem sites hoje em dia, porém o contato mais direto e constante com o público é feito através de mídias com Orkut, Fotolog, Myspace e Twitter. É através destes meios que elas conseguem manter uma frequência de atualizações quase que em tempo real. Quais os meios que você se utiliza com mais frequência? O site próprio ainda é necessário?
MOZINE: Quase todos esses meios ai. Alguns precariamente outros melhor. Pra vc ter uma idéia, eu mesmo não sei mexer no myspace. Durante todos esses anos quem cuida disso pra mim é o Ricardo Tibiu, de São Paulo. O metal cuida dos meus sites, eu deixo lá só pra dizer que existem. A coisa que eu atualizo todos os dias mesmo é o fotolog da laja, colocando noticias ou coisas pessoas, engraçado que quando divulgo coisas de bandas, shows, quase ninguém comenta. Quando coloco fotos engraçadas, do Toscano e do Mancha bêbado, todo mundo fala. Tenho usado o Twitter de vez em quando e tem dado resultado. Divulgo lá quando chega coisas nova no catalogo e costumo vender algo. Já falaram que eu devo fazer face book mas ainda estou resistindo. Uso o msn todo dia, faço muitos negócios por ele, marco show, vendo cds e mantenho o contato com meus amigos.


E OS PEDRERO, o que tem rolado com a banda?
MOZINE: Lançou esse disco que você falou ai embaixo, e fazer alguns shows sim, estamos tentando marcar algo inclusive tem show em dezembro aqui no ES.


SOU FEIO, MAS TENHO BANDA é o disco mais novo D’OS PEDRERO. É um disco que começou a ser gravado a alguns anos atrás, porém só saiu agora. Porque tanta demora?
MOZINE: Velho, diversos motivos: 1) isso foi um disco presente, que o rafael ramos ME DEU, de presente mermo, amigo, então a gente atrasou e depois tivemos que seguir o horário dele. 2) fora isso quando ele conseguia me colocar la pra gravar o bagulho que faltavam (4 vocais da minha pessoa) eu chegava sem condiçòes de gravar, por motivos diversos, tomando alguns ligeiros esporros dele. Até que um dia eu finalmente consegui gravar 2 musicas que faltavam e outra musica la a gente cortou mesmo, por incapacidade de gravar mesmo o vocal. Depois foi um outro processo um pouco lento pra mixar, mas acabou rolando e eu gosto muito desse disco, muito mesmo, mas tirando O Motoqueiro doido, que eu não gosto, todos os discos do pedrero quando saem, eu gosto pra caralho e costumo escutar muito, apesar que eu já parei de escutar esse disco faz tempo.


É a primeira gravação da banda com o baterista Marcelinho. Existe alguma diferença entre as músicas deste para os outros discos?
MOZINE: Ah bicho... porra! Hehe lógico que existe né, mas eu prefiro não comentar nada. Aconselho a pessoa a escutar e ver a diferença. Mas esses dias eu estava escutando o cavera y macaco, a bateria é mal gravada, eu mixei ela baixa pra esconder algumas coisas, e eu gosto pra cacete! Hehe Bebê mandou bem nesse disco, é brutalmente bem mal tocado, é hardcore pra caralho, sujo, ficou foda.


Também é o primeiro disco da banda gravado em um grande estúdio (Estúdio Tambor/RJ - Deckdisc). Como foi gravar um som que vocês costumavam se aproveitar das crueza dos estúdios em um local com mais tecnologia e que normalmente algumas bandas buscam para soar mais limpo? Isso influenciou muito no resultado final?
MOZINE: Acho que fizemos a mesma coisa que fizemos com o Carne do mukeka di rato. Usamos a tecnologia do Estúdio ao nosso favor. É bem gravado? Sim. É outro baterista diferente? Sim. É os Pedrero???? Sim! Pra caralho, é um disco dos pedrero.


Tendo sido gravado no estúdio da DECK e produzido pelo pessoal da gravador, houve algum sinal de que este disco poderia ser lançado por eles?
MOZINE: Nunca, esse disco foi um presente que ganhamos do nosso chefe.


E o MERDA, como anda?
MOZINE: Tocamos esse dia no lançamento do meu livro. Queremos fazer um outro show em vila velha com a formação certa. Queremos fazer uma tour no nordeste nos moldes da que fizemos no sudeste, sul argentina e uruguay, vamos ver. O split com DFC acaba de sair, saiu ontem, sério! Queremos agora fazer um disco nosso. Eu to com uma idéia doida, vamos ver se os caras mais uma vez abraçam as minhas doideras, tenho certeza que uma galera vai torcer o nariz se rolar, mas okay, to muito preocupado com a galera não.


No MUKEKA DI RATO a distância entre Brek e o restante da banda parece que já foi contornada, pois o MUKEKA DI RATO está sempre na estrada. Agora é o Japonês do MERDA que também mora longe, o que isso afetou a banda quanto a shows e gravações?
MOZINE: A do brek é muitisismo pior que do Japa. O mukeka faz vários shows péssimos que queimam nosso filme, mas nesse caso nem culpo o brek, culpo eu e sandro que sempre estamos bêbados, basta olhar alguns shows no youtube, que é uma desgraça que expõe a ferida horrível. Mas isso tem melhorado. A distancia do Brek atrapalha mesmo a parte de produção. Quero dizer, apesar dos shows serem horríveis, “teoricamente” por falta de ensaio, te garanto que se brek estivesse aqui não estaríamos indo ensaiar “minha escolinha”, ta ligado? Ou seja, se brek morasse no ES, ou nós três em São Paulo, nosso novo disco já estaria pronto. O processo de composição esta lentíssimo por causa da distancia. Fomos ensaiar agora em são paulo, numa sexta feira, deixamos de marcar show na sexta pra ensaiar. Chega quinta feira, festa do VMB, da MTV. Na sexta feira nego passa mal o dia todo de ressaca, chegamos 30 minutos atrasado e fazemos apenas uma musica nova, ou seja, é tenso velho, eh complicado, mas não tem como por a culpa no brek, ta ligado? É uma banda desgraçada mesmo.


Falando em MUKEKA DI RATO, quais as novidades da banda?
MOZINE: Situação boa ruim. Toca pra caralho, mil propostas de show! Cachê dessas mil propostas: duas mariola e uma garrafa de conhaque. Carne! Nossa, que cd foda, todo mundo gosta, sucesso de criticas! Vendagem do carne: duas mariola! Isso que enfraquece a amizade.


O MUKEKA assinou com a DECK e lançou o disco CARNE. O que este contrato mudou para a banda?
Se carne tivesse sido lançado de forma independente não teria sido lançado porque a banda teria acabado, a banda estava em frangalhos e o contrato da deck acabou nos dando um gás. Mas na verdade a banda não mudou porra nenhuma, somos a mesma merda, os mesmos gordos, as mesmas piadas, os mesmos hotéis de centro de sp com cheiro de crack na recepção.


E mais uma vez o MUKEKA foi indicado ao VMB. Acho que enquadrar as bandas nas categorias musicais tornou a coisa, aparentemente (!!), mais democrática. O que achou desta divisão?
MOZINE: Achei legal, gostei de todas as bandas que estavam ali indicadas e me parecia muito obvio que o dead fish iria ganhar o premio, e eu acho que ganhou com méritos. Achei muito doido o nome “HARDCORE” na indicação do premio, a MTV é legal por uns aspectos. A MTV Brasil tem muita coisa doida, muita coisa que não tem nem em TV de internet, a MTV tem bastante informação. Tem mary moon horrível ridícula? Tem.. mas porra, saiba ligar na hora certa. Eu vejo coisas boas na MTV, Hermes e Renato é o bagulho mais engraçado do mundo, Coluna passa umas bandas doidas, mas eu to viajando né, vc não perguntou isso, vc perguntou da indicação? Foi mal.


Quando me perguntaram quem eu achava que levaria, disse que estava entre vocês e o Dead Fish. Achou que tinham chances? Comente sobre a indicação e possibilidade de premiação.
MOZINE: Sempre soube que não tinha chances, desde o inicio, soube por mim e pela minha intuição. Mas pra gente é sempre foda estar indicado.


Entre os clipes do disco CARNE o da música CACHAÇA é o melhor para mim. Qual o seu preferido?
MOZINE: Cachaça também é o que eu mais gosto. Eu gostei do Carne porque ninguém gostou. Mas não foi só por isso, é porque eu gostei mesmo. Na verdade tudo em todas as bandas minahs que eu mais gosto são os que eu acabei de fazer. Se vc me perguntar agora o cd que eu mais gosto dos pedrero vou falar “sou feio mas tenho banda” mas pode ser que daqui alguns anos volte a ser o “estilo selvagem”. Mas no atual momento eu gosto de “cachaça” como melhor clip que o mukeka di rato já fez em toda vida. O clip de “rinha de magnata” é muito marcante. Tecnicamente deve ser o melhor do mukeka, mas eu gosto mesmo é do Cachaça, mil vezes mais.


Depois de clipes mais engraçados, algumas pessoas acharam o clipe de CARNE um pouco estranho. Acho que muitas esperavam algo engraçado como os outros e acabaram por não entendê-lo e nem associa-lo ao que é a letra da música. Qual foi a idéia de vocês com aquelas imagens?
MOZINE: A idéia foi fazer isso ai que vc falou ai em cima. O mukeka é uma banda engraçada naturalmente e não uma banda engraçadinha.


CARNE já se tornou um disco velho. Disco novo, dvd, quais os próximos planos do MUKEKA DI RATO?
MOZINE:
Idéias: milhares.
Realizações: nenhuma.
Motivo: tempo e vida louca dos integrantes, mil compromissos, distancias, trabalhos fixos, etc.

Das idéias:
- disco novo (já temos 6 ou 7 musicas, a capa, o nome do disco. Sai no começo de 2010, mas já poderia ter saído desde julho de 2009)
- dvd duplo: japão / brasil (isso sai em 2010, quem sabe, porque não???)
- split 7” ep (ou com uma banda européia ou com uma banda viado do brasil, sai 2010 também)
- dvd da banda mesmo (nem Deus sabe quando isso sai, mas tem-se a ideia)


Acho que já perdi as contas de quantas vezes te entrevistei. Nem sei como ainda consigo criar perguntas para você. Vamos parando por aqui porque minhas idéias chegaram ao fim. Suas palavras...
MOZINE: Acho que foram boas, focou os assuntos atuais da banda, entrevista reta, sincera, você é meu amigo mas não fica puxando meu saco, tu é do hardcore mas não fica querendo dar alfinetadinha com perguntas duplo sentido, etc, vale a pena parar pra escrever algo com clareza. É nóis meu brother, tamo ai nessa vida doida, se divertindo da forma que da, porque o dia que essa porra perder a ultima gota de alegria e diversão que proporciona, vai dar o cu numa empresa mesmo e ganhar dinheiro que é a onda.



www.laja.com.br www.myspace.com/lajarex www.myspace.com/mukekadirato www.myspace.com/ospedrero www.myspace.com/merdarock www.fotolog.com.br/lajarecords www.fotolog.com.br/mukekadirato www.fotolog.com.br/drunkrock www.fotolog.com.br/conjuntomerda www.twitter.com/lajarex

7 comentários: